Quem Somos

Missão Anglicana Cristo Redentor

A nossa história tem início em 1933, como obra missionária do o revdo. José Orthon, cuja vida foi dedicada a missão, fundou várias igrejas na região do ABC e Baixada Santista, entre elas a Missão Cristo Redentor.

A Missão tornou-se a primeira igreja protestante da cidade. Ao longo dos seus oitenta e cinco anos de existência, ela tem mantido a presença Anglicana na região. Vários ministros ordenados de nossa Diocese atenderam pastoralmente a Missão, sem esquecer também da ajuda e o trabalho de muitos ministros leigos.

Os Ministros Encarregados que aqui serviram ao longo dos anos, segundo os registros pastorais: revdo. Glênio Rovira, que foi ordenado aqui e ficou até meados de 1985, revdo. Flávio Augusto Irala, bispo diocesano desde 2013, revdo. Hiroshi Ito, que foi bispo diocesano (2002-2007), revdo. Francisco Cézar Alves, revdo. James Eric Merce, revdo. Manoel Tadeu Cavalcanti e o revdo. José Almir da Silva, que é o atual Ministro Encarregado desde setembro de 1999. Nós estamos localizada no centro, próximo à estação de trem da Estância Turística de Ribeirão Pires, na região do ABC. 

Nossas Atividades:

Estudo Bíblico: domingo as 08H30 min.
Culto: domingo às 10H00.

Revdo. José Almir da Silva

Presbítero da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil e clérigo na Diocese Anglicana de São Paulo,  foi ordenado ao diaconato em 03/10/1999 e ao presbiterato em 26/11/2000, pelo revmo. bispo Glauco Soares de Lima. É Bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, Pós-Graduado em Ensino de Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos, Ministro Encarregado da Missão Anglicana Cristo Redentor desde de 26/09/1999, professor de Filosofia na rede pública do Estado de São Paulo

História da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB)

Os anglicanos celebram a sua liturgia em terras brasileiras desde 1810, através de várias capelanias espalhadas pelo país e subordinadas à Igreja da Inglaterra. Essas foram as primeiras igrejas não-romanas estabelecidas nestas terras.

Entretanto, a igreja voltada especialmente para os brasileiros começou intencionalmente em 1890. Foi nesse ano que dois missionários americanos, Lucien Lee Kinsolving e James Watson Morris, organizaram a missão em Porto Alegre.

O primeiro culto foi realizado na tarde do dia 10 de junho de 1890, Domingo da Trindade, em Porto Alegre, na Rua Voluntários da Pátria, 387, numa ampla casa alugada, que ficou conhecida como Casa da Missão. Na época, a cidade tinha aproximadamente 60 mil habitantes. No ano seguinte, chegaram os missionários William Cabell Brown, John Gaw Meem e a professora Mary Packard.

A Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) têm nove dioceses, três delas no Estado do Rio Grande do Sul, a Diocese Meridional, com sede em Porto Alegre, a Diocese Sul Ocidental, com sede na cidade de Santa Maria e a Diocese Anglicana de Pelotas, com sede na cidade de Pelotas. Ainda na região Sul no Estado do Paraná, temos a Diocese Anglicana de Curitiba com sede na cidade de Curitiba.

Na região Sudeste, a Diocese Anglicana de São Paulo com sede em São Paulo, a Diocese Anglicana do Rio de Janeiro, com sede na cidade do Rio de Janeiro, abrangendo os Estados de Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais .

Na região Centro-Oeste a Diocese Anglicana de Brasília com sede em Brasília,  abrangendo os Estados de Goiás, Tocantis e o Distrito Federal.

Na região Nordeste, a Diocese Anglicana do Recife, com sede na cidade do Recife que se estende desde o Estado da Bahia até o Estado do Maranhão e a Diocese Anglicana da Amazonas, com sede na cidade de Belém do Pará, incluindo os Estado do Pará e do Amazonas.

Temos ainda um Distrito Missionário, incluindo os Estados do Acre, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, sob a supervisão do Bispo Primaz.